Reclamação resolvida
TAP - Preço de excesso de bagagem abusivo!
Reclamação     82309
Apresentada em 27 de julho de 2011, por Miguel Fileno.
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado

Eu viajo de avião desde 1992 frequentemente, por consequência conheço o serviço da maioria das companhias aéreas como: TAP, Lufthansa, Norwegian, RyanAir, TAM, Gol, Malev, Webjet, United, Delta, Brussels, LOT, SAS, Spain Air, Air Canada, Swiss, etc.

Eu viajei com a TAP “Transportes Aéreos Portugueses” algumas vezes é o serviço nunca foi dos melhores, mas nunca tinha chegado ao ponto que vou descrever e que ocorreu em 26 de junho de 2011 no Aeroporto de Lisboa. Espero que o Sr. Fernando Pinto que é o CEO/Presidente ouça a respeito do meu caso e pelo menos pense a respeito do que está errado no processo.

Como ando de avião frequentemente sempre procuro chegar cedo, então cheguei no aeroporto as 7:15 fui para o check-in da TAP, até aí, tudo bem, fiz o check-in sem problemas e uma simpática atendente ajudou-me nos terminais automaticos, perfeito!

Após isso fui para o “Drop-in Luggage” para entregar as minhas duas malas, então haviam de 08 á 10 filas para entregar as malas, escolhi uma delas sem preocupar-me muito com o tempo, pois ainda eram 07:30 e o meu embarque era somente 08:30 e o meu vôo partia somente ás 09:00.

Aí começou o meu pesadelo, pois estava na fila á 15 minutes e quando eu era o 04 (quarto) da fila está parou, por uma problema com uma passageira, até aí tudo bem, então fiquei esperando pacientemente durante 10 minutos, porque ir para outra fila seria o caos, pois as outras filas eram imensas, saíria da 04 posição para 25 ou 30 em outra fila.

Um casal na minha frente ficou irritado e chamou o supervisor da TAP que estava lá vendo tudo, mas nada fez, só disse que espereassemos ali, pois íria ser resolvido. Esperei mais 05 minutes e então fui ao bancão e perguntei para á atendente se iria demorar muito para resolver o problema e se eu deveria mudar de fila, então para minha surpresa a atendente “Rocha” respondeu em bom portugues Lusitano, se “vai levar o tempo que for necessário e fique a vontade para fazer o que lhe convier”... então falei para ela que ela podia pelo menos ser educada e fiquei nervoso, consequência acabei mudando de fila e de 04 fui para 25 em outra fila apesar de estar na fila a mais de 30 minutos e ter falado o suposto supervisor da TAP de novo.

Aguardei pacientemente e quando cheguei na minha fez caí na mesma atendente “Rocha” (“vai ter sorte assim lá longe”), pois o tal supervisor estava tentando arrumar a confusão, então coloquei minhas malas e eu sabia que estava com sobre peso, então ela me disse que tinha que pagar 12 kilos de sobrepeso, pois eu tinha direito a 20Kg e minha duas malas tinham 32Kg.

Até aí sem problemas, e perguntei quando eu havia de pagar, então disse-me 15 Euros (Aproximadamente 33 reais / 150 SEK por Kilo), é isso mesmo, á brincadeira me custou 180 Euros. Para mim isso é um absurdo, pois se for em qualquer outra companhia área o custo não é 15/20 Euros por kilo, recentemente eu viajei pela Norwegian para Roma e precisei pagar uma mala adicional de 20kg e custou-me 15 Euros, isso mesmo 15 Euros.

Para ter uma idéia do absurdo do custo dos 12 kilos e 180 Euros, á minha passagem de ida e volta de Estocolmo/Lisboa/Estocolmo custou-me exatos 320 Euros, ou seja, os 12 kilos custaram-me 56% da passagem comprada.

Bem, como não tinha opção e não tinha tempo, pois meu horário de embarque era 08:20 e já eram 08:20, decidi pagar, então menina “Rocha” disse-me: você precisa ir no “Atendimento á Cliente” (outra fila) do outro lado e pagar os 180 Euros, mas não acabou não, nesse meio tempo o meu vôo fechou para despachar bagagem e então a “Srta. Rocha” têve que ligar em algum lugar para liberar,  e então despachar minha bagagem. (mais algum tempo para resolver).

Finalmente fui para o “Atendimento á Cliente” para a fila e paguei os 180 Euros, depois fui para a fila de segurança é tive que pedir as pessoas para furar a fila, pois já eram 08:35, conclusão permitiram-me passar e corri igual a um louco para não perder o vôo e cheguei no portão 12 ás 08:40, onde estavam somente mais 02 pessoas para embarcar, ou seja, fui o último a embarcar.

Pelo menos fiz uma viagem tranquila no avião e cheguei bem em casa, mas é rídicula a situação criada pela falta de organização, clareza, educação, treinamento dos funcionários, etc.

Primeiro em todos os “Drop-in Luggage” de outras companhias áereas é sempre uma fila única e se alguém tiver um problema com a bagagem, isso não afeta ninguém, pois não precisa voltar ao fim da fila.

Na TAP as filas são individuas e se alguém tem um problema com a bagagem, então você está morto e vai acontecer o mesmo que aconteceu comigo..., mas foi a última vez... agora TAP só se não tiver opção...

Ainda não obteve resposta

• avatar
    Luis Antonio TAP- empresa não confiavel.Cobra taxas abusivas por excesso de bagagem, não são claros quanto as regras.No pragrama Tap Victoria cobram taxas de embarque com valor em dobro do normal nos voos da europa ao Brasil...reclamei na Infaero que obviamente nada ajudou.Fui lesado em 2 oportunidades
    2012-02-27 00:24:55

Faça login e regresse novamente a esta página para comentar.