Chamadas não atendidas de números estrangeiros? Não devolvas, é burla

O Portal da Queixa continua a receber reclamações de consumidores que recebem chamadas de números estrangeiros desconhecidos. É preciso ficar alerta!

*Artigo atualizado a 16/02/2022

O Portal da Queixa continua a receber reclamações de consumidores que recebem chamadas de números estrangeiros desconhecidos. É preciso ficar alerta!

O esquema de burla tornou-se conhecido em 2017, mas continua atual. Se recebeste recentemente uma chamada internacional de um número que não conheces, não devolvas o telefonema. Pode ser uma burla.

O esquema é simples: dão dois toques à espera de que o consumidor ligue de volta e, se o fizer, ser-lhe-á cobrado o valor de uma chamada internacional que, dependendo do destino poderá oscilar entre 5 a 6 cêntimos por minuto. Polónia, Tunísia e Mónaco são alguns dos países de origem deste esquema que, nos últimos anos, tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal.

As reclamações continuam a chegar ao Portal da Queixa

Numa reclamação recente, Telma Balbino alerta no Portal da Queixa que este esquema de fraude continua ativo. “Informo que ando a receber chamadas internacionais de numero dos quais não conheço ( Irlanda, Noruega, Escócia). É um de alerta devido a venda de dados de clientes NOS.”

Em 2017, Pedro Durão, relatou ao Portal da Queixa que " Tinha uma chamada não atendida do seguinte n.º 002165510553. Liguei pois não reconheci o número e vi que começava por 21 ao que associei que seria da zona de Lisboa. A chamada é atendida e vai para uma gravação que informa que foi tentado estabelecer uma ligação telefónica por algum familiar com urgência, solicitando para aguardar, para que a chamada/comunicação possa ser restabelecida. A chamada não foi restabelecida, nem realizada nenhuma comunicação e quando desligámos apercebemo-nos de que pagámos um valor de chamada de valor acrescentado."

Pedro Lourenço por sua vez, alertou o Portal da Queixa da nova forma de burla com as chamadas telefónicas, embora não tenha atendido desconfiou quando viu o número, "Assim que reparei na chamada não atendida, verifiquei que o número +2165510553, além de ter um + que representa uma chamada com indicativo, tinha mais de 9 dígitos (em Portugal os números de telefone têm apenas nove dígitos) e por isso não devolvi. Pesquisei na internet pelo número e verifiquei que seria algo pouco credível, através dos relatos de outros consumidores que já tinham sido alvo do esquema.

Não devolvas chamadas com indicativos estrangeiros desconhecidos 

Os países de origem das chamadas são normalmente da Polónia (+48), Tunísia (+216) e Mónaco (+ 377) mas sempre com números diferentes. Assim, bloquear apenas os números não resolve o problema, nem o seu operador pode impedir a entrada de novas chamadas internacionais, isto porque, não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta.

Contudo ao devolver a chamada o consumidor português está a gerar tráfego para esse destino. Uma situação que poderá configurar o que os especialistas designam de Wangiri, termo japonês que significa one ring and cut. Ou seja, entidades fraudulentas detentoras de números internacionais, incentivam a geração de tráfego através de chamadas fantasmas massivas e aleatórias, recebendo parte da receita do tráfego terminado nesses destinos.

Tem muito cuidado com as chamadas efetuadas, sobretudo quando estão envolvidos indicativos internacionais. Este é mais um esquema a juntar aos vários que têm estado na ordem do dia, e aos quais também deves prestar atenção. Sites fraudulentos de grandes marcas, ou falta de resposta de marcas aos consumidores também merecem toda a atenção. É preciso saber reconhecer esquemas fraudulentos à distância.  

Pesquisa sempre na internet antes de efetuar algo que possa colocar-te em perigo. Uma pesquisa rápida sobre uma marca no Portal da Queixa poder ser uma grande ajuda no momento de tomares uma decisão segura e informada. 

 

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.