Reclamação resolvida
BES - Gestor de conta faz aplicações sem autorização do cliente!!
Reclamação     129409
Apresentada em 25 de abril de 2012, por Maria da Conceição B..
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado

Tenho há muitos anos no BES as minhas poupanças que fui juntando ao longo de uma vida de trabalho e sou uma cliente sem grandes conhecimentos nem experiência em produtos financeiros.

Desde há uns meses, a Gestora de Conta do balcão de que sou cliente passa a vida a telefonar-me para impingir aplicações em obrigações, acções e fundos disto e daquilo. Sempre lhe respondi que não percebo nada desses produtos e que só quero as minhas poupanças em contas a prazo.

Apesar disso, em Dezembro/2011, SEM EU TER DADO AUTORIZAÇÃO, aplicou dinheiro da minha conta em acções do BES. Como no meu extracto aparece a lista das contas a prazo que eu tenho, não reparei que tinha sido acrescentada a tal conta de acções e assim andei até Abril.

Só no início do presente mês de Abril é que a Gerente de Conta me contactou por telefone a dizer que eu tinha de ir ao banco por causa de um problema com as acções... que eu nem sabia que tinha!

O tal "problema" foi o facto de o BES ter decidido fazer um aumento de capital para o qual, como accionista, recebi os correspondentes direitos de aquisição. E foi então que a gestora me perguntou se eu queria exercer o direito de subscrição (comprar mais acções do BES) ou vender os tais direitos...

Como devem imaginar, uma pessoa que não percebe destes assuntos e que nem sabia que tinha acções, não consegue responder a uma questão destas...

Fui-me informar e então é que descobri que as tais acções que a gerente de conta decidiu comprar custaram-me 1,80eur cada (cotação de Dezembro) e que agora só valem 0,55 (cotação de Abril)...

Ou seja, em 4 meses, fizeram-me perder mais de 2/3 do dinheiro!!! E ainda têm a lata de me perguntar se quero comprar mais...!!!

Por isso, fica o aviso: CUIDADO com os "Gestores de Conta" do BES!!! - Eles "mexem" com o dinheiro dos clientes mais ignorantes nestas coisas e podem prejudicar-nos muito.

Já marquei uma reunião com a tal "Gestora de Conta" e com a Gerente do Balcão para ver como explicam isto.

O que vos digo é que isto não vai ficar assim - estou reformada e tenho muito tempo livre para ir por aí acima, nem que vá parar à Administração do BES e às televisões

2051

Ainda não obteve resposta

Comentários (2)

  • avatar
    José Pereira Queixa no Banco de Portugal
    2012-06-11 14:31:30
  • avatar
    Umleitorcurioso Por norma quando aderimos a um certo tipo de contas disponibilizadas pelas instituições bancárias com condições em que nos é facultado um gestor de conta, ao assinarmos o contrato também estamos a autoriza-lo a fazer certas operações (não todas, muito menos lesivas) por nós. Alterações essas sempre no sentido de nos aumentar o património financeiro e nunca termos prejuizo, embora isso também possa acontecer dependendo dos produtos em que se investe o capital. Ora um dos mercados mais voláteis é o mercado da bolsa em que podemos obter grandes Lucros, mas também percas substanciais. No entanto se falar com a sua gestora de conta ela vai explicar-lhe que o seu prejuizo não será de 2/3. Numa operação dessas o seu prejuizo irá ser de apenas 0.10€ por acção se optar pela compra. Eu gostaria de lhe explicar o Porquê detalhadamente, mas isso cabe ao seu banco, até porque eles são remunerados para isso ;)
    Boa sorte e bons investimentos
    2013-01-27 03:07:26

Apenas utilizadores registados podem fazer comentários.

Faça login e regresse novamente a esta página para comentar.